PROPOSTA - Ler antes

Atualizado: 12 de jan.


Muito sucintamente, a nossa proposta consiste em:

  • Partilhar semanal e mensalmente a publicação científica que achámos relevante

  • Essencialmente publicação relevante para o médico hospitalista e generalista

  • Nomeadamente mas não necessariamente, publicação recente

  • Esquema de apresentação

- Nota inicial e resumida com os nossos destaques

- Organização por tipo de estudo

- Disposição por ordem decrescente de qualidade de evidência

- Dentro de cada tipo de estudo -> organização por área médica


Lembramos que a escolha e o comentário terão sempre a subjectividade sujeita aos nossos próprios viéses, pelo que tentamos controlar o comentário de opinião (apesar da sua inevitabilidade) e ser relativamente flexíveis na escolha dos artigos.



NOTA 1:

Colocamos as "Guidelines" abaixo das "RS de ECA" e dos "ECA" pois somos da opinião que o seu grau de subjectividade e desactualização é superior... https://first10em.com/guidelines/.


NOTA 2:

Também é discutível que os "ECA" sejam inferiores aos "RS de ECA", pois no caso de uma revisão sistemática em que apenas encontramos um ECA largo, robusto e de boa-qualidade, a prova que este constitui será possivelmente mais pragmaticamente próxima da verdade que a própria revisão. No entanto, mantemos as "RS de ECA" à frente.


NOTA 3:

Em muitos dos artigos divulgados, (infelizmente) apenas conseguimos ler o resumo e alguns comentários. Como todos sabemos, as assinaturas dos jornais são bastante caras. Além disso, o tempo que temos não é nem nunca será suficiente para ler com detalhe todos os artigos do início ao fim. No entanto, recomendamo-lo sempre, principalmente em caso de dúvida ou assuntos mais complexos. Acima de tudo, é importante que um médico clínico leia um número mínimo de artigos semanalmente, sendo esse número discutível (um artigo completo por semana já será possivelmente mais do que a média). Depois, certos detalhes e a experiência de leitura acabarão por facilitar e acelerar a leitura (vejam as recomendações).


Recomendações:

- https://first10em.com/ebmiseasy/ - Evidence-based medicine is easy

- https://www.youtube.com/watch?v=W4dO5EsQ5uU - Keeping up with medical literature

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo