Abril 22 - Em Abril, evidência a mil



Pois é, em Abril, evidência a mil. Este mês fomos brindados com um infindável número de ECA e revisões sistemáticos de ECA.


Sem tempo este mês para uma análise mais profunda, deixo abaixo a lista habitual.


Nas RS:

- Destaco a difícil discussão em torno das estatinas e da teoria lipídica (ou seja, será a magnitude de redução de colesterol relevante para os outcomes clínicos?)


Nos ECA:

- Destaco o número sem fim de ECA na Cardiologia, muito em parte graças ao congresso americano da ACC. Se querem um analista sério e que perceba algo disto (não eu, portanto), aconselho espreitar/escutar o semanal This week in cardiology. Já eu, aconselho principalmente espreitar com olhos de ler os SODIUM-HF, RAFT-AF e PACIFIC-AF

- Na Neurologia, o relevante ECA da Trombectomia em AVCs de área isquémica volumosa (ou seja, ASPECTS 3-5), com boas notícias mas exigente de cautela na iatrogenia

- Na Endocrinologia/Cardiologia, o ECA que comparou jejum intermitente e restrição calórica com restrição calórica apenas (por mais defeitos que tenham, já são 2 ECA na restrição calórica negativos...)

- Na Pneumologia parece que temos o 1º fármaco com aplicação na tosse crónica, o Gefaxipant (inibidor P2X3, seja lá o que isso seja)

- Na Infecciologia, o muito relevante ECA do 1º carbapenem oral, o Tebipenem. Fico dividido, pois se já se fazem tantos carbapanemes endovenosos sem necessidade, quanto mais se farão havendo opção oral.

- Na Imuno-mediada, cada vez mais convicção que Tacrolimus PO é melhor que Ciclofosfamida IV na Nefrite Lúpica (sim, calma, foi ECA de não-inferioridade...ainda assim!)



Tudo e isto, e muito mais.


É ler, e crer.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ECA - Ensaio clínico aleatorizado | MBE - Medicina baseada na evidência | RS - Revisão Sistemática

RS de ECA

ECA

NORMAS DE ORIENTAÇÃO CLÍNICAS (GUIDELINES):

RS (com ou sem ECA)

PROSPECTIVOS

RETROSPECTIVOS

CASO CLÍNICO / IMAGEM CLÍNICA

REVISÃO NARRATIVA

ANÁLISE ECONÓMICA

ARTIGOS DE OPINIÃO

FOAMed

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo