2021 - 2ª semana dezembro

Atualizado: 19 de dez. de 2021



Depois de uma primeira semana mais calma, a infantaria de publicação re-investiu em força.


Dentro do terreno dos ECA, destaque para:

  • Dupla anti-agregação para AIT/AVC minor - RS c/ MA de 5 ECA encontrou NEUTRALIDADE entre o clopidogrel e o ticagrelor quando adicionados à aspirina a prevenir AVC + reduzir mortalidade aos 90 dias (outcome 1º)...no entanto, o sinal significativo de melhoria da funcionalidade (outcome 2º) e o preço inferior poderão dar ao clopidogrel a pole-position até à próxima etapa


  • No COVID-19, o plasma convalescente já parece estar definitivamente fora do arsenal de terapêuticas eficazes, e a 7ª versão da "live guideline" da OMS (leitura vivamente recomendada!) relativa a intervenções médicas dirigidas ao COVID-19 já o assume. Por outro lado, o lenzilumab, um anticorpo neutralizador da GM-CSF, poderá vir a ser mais um dos imunomoduladores eficazes. Também parece confirmar-se que a HFNC (oxigenoterapia de alto-fluxo) tem a eficácia que empiricamente suspeitávamos (fica, no entanto, a dúvida de como interpretar o resultado neutro do RECOVERY-RS), e, finalmente, o ECA da vacina da Moderna em adolescentes surge com resultados semelhantes ao da Pfizer.


Na matéria observacional prospectiva, destaque para;

  • Manutenção das boas notícias para a imunidade natural, que parece ser, no mínimo, tão eficaz como a imunidade induzida pela 2ª dose da vacina, inclusive cobrindo todas as variantes identificadas. A desvantagem conclusiva é que a maiorida da informação continua a ser relativa a serologia de substituição (surrogate) ao invés de efectividade clínica. O mesmo se aplica para a 3ª dose da vacina, cuja dúvida se esta substituição aumente esse surrogate é nula, contrastando com a grande dúvida de se também aumenta a efectividade de redução de doença grave e mortalidade


Observacional retrospectivo, destaque para:

  • Estatinas ao rubro. Por um lado, subutilizadas em doentes pós-revascularização de doença arterial periférica, por outro, associadas ao risco ligeiro de diabetes mellitus.



Casos-clínicos com material de estudo de ECG para dar e vender (aproveita equanto o acesso ainda é livre)


Análise económica relativa ao desperdício estratosférico em 10 medicamentos oncológicos aprovados pela FDA com um pé no acelerador de um carro que não funciona.


Por último, outras leituras, tanto mais formais como outras mais inFOArMais.


Atentai !


_________


ECA - Ensaio clínico aleatorizado | MBE - Medicina baseada na evidência | RS - Revisão Sistemática

RS de ECA

ECA

GUIDELINES

REVISÃO DE ESTUDOS OBSERVACIONAIS (com ou sem ECA’s)

PROSPECTIVOS

RETROSPECTIVOS

CASO CLÍNICO

ANÁLISE ECONÓMICA / CUSTO-EFECTIVIDADE / CUSTO-UTILIDADE

OUTROS


FOAMed


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo